Os cães pequenos e peludos estão entre os favoritos dos brasileiros. Não é de se admirar, já que eles são fofos, companheiros, dóceis e adaptam-se bem a apartamentos e ambientes menores.
Seu próximo grande amigo pode ser uma pequena bolinha de pelos! Confira as principais raças de cachorros pequenos em tamanho, mas que não economizam na pelagem.
Poodle
A raça apresenta três tamanhos distintos, porém as duas variações menores, toy (4 kg) e miniatura (7 kg), são as mais procuradas. É um cão animado, brincalhão e ainda apresenta uma grande vantagem para pessoas com alergia: apesar de ser peludinho, ele perde muito pouco pelo, sendo uma das raças mais hipoalergênicas.
Yorkshire Terrier
Os Yorkies são cães excelentes para espaços pequenos, uma vez que pesam cerca de 3 kg e normalmente não excedem os 20 cm. Aliás, acredita-se que o menor cão da história tenha sido a Yorkshire Sylvia, que supostamente media apenas 6 cm de altura. Mas não se engane pelo tamanho: esse pequenino tem energia de sobra e personalidade forte.
Shih Tzu
Pesando não mais que 8 kg, acredita-se que o Shih Tzu seja resultado da mistura do Pequinês com o Lhasa Apso. Desta forma, ele só poderia mesmo ser pequeno e peludo, e o significado do seu nome — “pequeno leão” — traz essas duas características. Se você está buscando um cachorro para ficar no seu colo e estar sempre com você, conte com o Shih Tzu.
Maltês
O contraste entre o pelo branquinho e longo e os olhos escuros e expressivos é o charme do Maltês. Gentil e brincalhão ao mesmo tempo, é um cão completo, que curte tanto um colinho quanto correr e brincar no jardim. O cão da raça pesa em torno de 3 kg, ou seja, é perfeito para levar para todo lado com você!
Lulu da Pomerânia
De pelagem farta e pesando até 3 kg, este cãozinho parece feito de pelúcia, mas na verdade é cheio de vida e extremamente atento a tudo que acontece ao seu redor. Ele é um ótimo cão de estimação, mas alguns cuidados devem ser tomados: supervisione as brincadeiras entre as crianças e o animal, pois o mesmo é muito frágil e pode se machucar, bem como capriche no treinamento para controlar os latidos. Esta é uma raça que gosta de dar a sua opinião, digamos assim.
Lhasa Apso
Apesar de bastante ativo, o Lhasa Apso é umas das principais opções para quem busca um cãozinho para viver em apartamento, pois satisfaz sua necessidade de exercícios com passeios leves ao ar livre. Esse cãozinho pesa entre 7 e 8 kg, e sua pelagem densa e longa é sua marca registrada. No entanto, ela deve ser escovada a cada dois dias, evitando os nós.
E aí, já escolheu o seu pequeno peludinho? Seja qual for a sua raça preferida, estes pequeninos são garantia de companheirismo e amizade verdadeira.