|
Saber quantas vezes a cadela precisa cruzar para ficar prenha é uma dúvida bastante frequente entre os donos de cachorrinhas fêmeas.
Afinal, a cadela fica prenha na primeira cruza? E a resposta é: Depende. A cadela pode ficar prenha na primeira vez, mas nem sempre isso ocorre até porque pode ser que a cruza em si nem aconteça. Para saber como tudo ocorre, vem com a gente…
Antes de tudo… O cio
Primeiramente, é importante deixar claro que cruzamento de cachorro realizado em casa, ou seja, quando é de iniciativa dos próprios donos dos animais e não de criadores, exige cuidados, estudo e planejamento para que todo o processo ocorra de maneira correta.
Ao cumprir esse passo o dono saberá que quando falamos em cruza, estamos falando também em cio. O cio pode ser comparado à menstruação das mulheres e ao iniciar marca o começo da vida sexual da cachorrinha, que estará preparada para cruzar com um macho, momento que acontecerá de uma a duas vezes por ano.
Mas quanto tempo dura o cio das cadelas?
O cio costuma durar em torno de 15 a 21 dias e apenas depois do oitavo dia a fêmea aceitará o macho. Por isso, o décimo dia é considerado a melhor escolha para que ocorra a fertilização. Deste momento em diante poderão acontecer várias cruzas até o final, onde a cadelinha rejeitará de novo um possível parceiro. Porém, como a duração do cio varia entre as cadelas, o ideal é procurar orientação de um médico veterinário.
A cadela pode cruzar no primeiro cio?
É consenso entre esses profissionais que as cadelas jovens no cio não devem cruzar, já que ainda estão em desenvolvimento e uma gestação prejudicaria essa fase tão importante, além de representar risco para a saúde da cachorrinha e até mesmo na formação de seus filhotes. Pensando nisso, é importante esperar até o terceiro cio que é em torno de um ano e meio para realizar a primeira cruza.
Também é bom saber que no cruzamento de cães a quantidade de filhotes dependerá da quantidade de óvulos produzidos, então além das diferenças entre as raças, cachorrinhas que cruzam logo no início ou no final cio tendem a ter ninhadas de menor número.
Enfim… A primeira cruza
É interessante levar a fêmea até o macho, já que quando está no território dele as chances da sua cadela aceitá-lo são significativamente maiores. O ambiente deve ser limpo, tranquilo e trabalhado para que tudo ocorra da maneira mais natural possível.
Além disso, para que haja um bom entrosamento entre os dois, é recomendado deixá-los juntos desde um ou dois dias antes do “dia fértil”.
Mesmo com todo o cuidado para que a cruza seja espontânea, não atrapalhando os animais mesmo em caso de choro da fêmea, pode ser que pela inexperiência de um dos dois ou de ambos, o coito não aconteça. Por isso é importante muita calma e paciência na primeira cruza.
É justamente por esse motivo que nos cães principiantes é comum serem necessários mais dias para que haja sucesso. O aconselhando é uma duração de até três dias depois para garantir o resultado satisfatório, onde o coito poderá ser repetido de 24 a 48 depois.
Sendo assim, dificuldades no acasalamento podem acontecer e, como nos humanos, há casos de infertilidade, por isso a ajuda profissional é sempre bem vinda e garante um final feliz para os pais, filhotes e donos. Como vimos, conhecimento e amor é a chave para qualquer coisa, né?
É importante você saber também…
Se você não pensa em cruzar sua cachorra, é recomendado que seja feita uma castração antes mesmo do primeiro cio dela. Esse procedimento diminui muito a chance da cadelinha desenvolver doenças como câncer de útero e de mama, aumentando a expectativa de vida do seu animalzinho e garantindo muito mais momentos felizes entre vocês.