|
Membro do grupo hound, o Beagle, com o seu focinho potente, é um cão super farejador que está disposto a encontrar comida em qualquer lugar que seja.
De pequeno ou médio porte, esta raça de natureza extrovertida é muito amável e se dá bem com todo mundo. Para quem procura um cachorro de fácil manutenção, o Beagle pode ser ótimo.
História da raça
A origem da raça Beagle é incerta, pois a raça como conhecemos hoje só foi padronizada a partir do início do século XIX. De acordo com alguns documentos gregos que datam do ano 400 a.C., já havia cachorros parecidos com o Beagle.
Também acredita-se que os romanos tenham levado ao território que hoje é a Inglaterra alguns cães de pequeno porte e que eram caçadores de coelhos que acabaram se cruzando com os cães locais e auxiliaram na criação de uma nova raça.
Desde muito cedo então na história, a raça de cachorro Beagle ficou popular na Inglaterra. Durante os reinados de Eduardo II (1307-1327) e Henrique VII (1485-1509), exemplares muito pequenos da raça, os Glove Beagles (eram pequenos o suficiente para serem carregados por uma mão enluvada), eram apreciados.
Havia também os Singing Beagles devido a suas vozes estridentes e os Pocket Beagles que não passavam de 22 cm.
Eram muito utilizados para a caça, mas a partir dos anos 1700, com a caça de raposas tendo se tornado popular, logo perderam seu prestígio para outras raças porque não eram rápidos o suficiente. Se não fosse pelos fazendeiros da Inglaterra, Irlanda e País de Gales que continuaram criando cães Beagle para caçar coelhos e lebres, a raça talvez teria se extinguido.
No meio dos anos 1800, o reverendo Phillip Honeywood constituiu uma matilha de Beagles em Essex, na Inglaterra e, acredita-se que sejam esses os ancestrais do cachorro Beagle moderno.
Em 1885 a raça foi reconhecida pela American Kennel Club (AKC) e hoje é a 5ª raça mais popular nos Estados Unidos.
Características do Beagle
O corpo do Beagle é bem balanceado, robusto mas sem exageros. Sua cabeça é de comprimento moderado. O focinho também é de comprimento médio, meio quadrado.
Suas orelhas são longas e caídas, com formato arredondado nas pontas. Os olhos são de tamanho médio e são de cor castanho claro ou escuro. Tem o peito fundo e largo. A cauda é de comprimento médio, reta com inserção alta. As pernas são fortes e musculosas.
Quanto ao tamanho, há duas variedades de cão Beagle. Há a variedade de 13 polegadas, que são aqueles indivíduos que alcançam no máximo 33 cm de altura e há a de 15 polegadas que são os cães que possuem de 33 a 38 cm. Porém, há espécimes que chegam a medir até 40 cm. O peso geralmente varia de 8 kg a 13 kg, mas pode ser maior, conforme a altura do Beagle.
A pelagem é curta e possui grande variedade de cores. A combinação de cores mais comum é a que mistura o preto (a faixa no dorso do cão), o branco (pernas, peito, barriga, focinho e na ponta do rabo) e o marrom.
Personalidade do Beagle
O Beagle é um cão bastante dócil, inteligente e corajoso. Ele se dá bem com crianças, adultos e idosos. Geralmente possui um temperamento equilibrado, mas não se engane. Ele pode ser bem teimoso e difícil de se educar.
Às vezes, a única forma de fazer com que ele obedeça é lhe dando comida como recompensa. Também não é recomendado deixar um Beagle muito tempo sozinho em casa, pois ele costuma apresentar comportamento destrutivo.
Saúde da raça e cuidados
O Beagle é uma raça de fácil manutenção, porque são cães que costumam ficar limpos, portanto não necessitam de banhos frequentes, e também porque possuem pelagem curta, que exige escovação apenas uma vez por semana.
As unhas devem ser aparadas com regularidade, a cada duas semanas mais ou menos. A escovação dos dentes realizada a cada duas ou três vezes por semana também é recomendada.
Atenção maior deve ser dada às orelhas caídas do Beagle, já que como não há uma boa circulação do ar dentro delas, o aparecimento de infecções fica facilitado. Verifique-as pelo menos de duas em duas semanas para ver se não há nenhuma infecção e as limpe com um pedaço de algodão embebido de solução auricular.
Os Beagles ainda exigem atividade física diária, como caminhadas longas e brincadeiras. Como é um cão caçador, ele tem uma forte natureza de sair errante por aí e pode ser que ele se perca. Então é sempre importante ficar de olho nele e deixá-lo, de preferência, dentro de um lugar cercado.
A recomendação diária de alimento a ser dada a um Beagle adulto é de 3/4 a 1,5 xícara de ração de boa qualidade, dividida em duas refeições.
As doenças mais comuns que costumam afetar a raça são: luxação patelar, nanismo, hipotireoidismo, epilepsia, distiquíase, atrofia progressiva da retina, glaucoma, prolapso da glândula da terceira pálpebra (cherry eye), displasia do quadril e doença do disco intervertebral.
Lugar ideal
O lugar ideal para o Beagle viver é uma casa com quintal ou em um sítio ou chácara, já que ele é um caçador e possui um nível de energia razoavelmente alto e precisa gastar suas energias, além de ter um bom espaço para farejar e procurar possíveis alimentos.
Embora não seja muito recomendado, porque os Beagles têm o hábito de latir bastante – e isso realmente pode incomodar os vizinhos – a raça até pode viver em um apartamento, desde que se passeie e faça muitas brincadeiras com o cão diariamente.
Preço do Beagle
Um filhote de Beagle está custando por volta de R$ 1.500.
Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.
Curiosidades sobre a raça
- O Snoopy, o personagem do desenho animado era um Beagle!
- Beagles não babam e nem têm o famoso cheiro de cachorro. A queda de pelos também é mínima.
- A altura máxima do Beagle considerada nos EUA é de 38 cm e na Inglaterra é de 40 cm.
- Beagles possuem aproximadamente 220 milhões de receptores olfativos, enquanto os humanos possuem reles 5 milhões deles. O humorista Dave Barry chegou uma vez a descrever o Beagle dos seus sogros como um “nariz com pés”.
Referências
http://dogtime.com/dog-breeds/beagle
http://www.akc.org/dog-breeds/beagle
Mais raças
Shih Tzu
Jack Russell Terrier
Schnauzer
Buldogue Inglês
Akita
Chow Chow
Sharpei
Yorkshire Terrier
Cane Corso
Chihuahua
Pequinês
Border Collie
Bichon Frisé
Malamute do Alasca
Golden Retriever
Dogue Alemão
Basset Hound
Maltês
Lulu da Pomerânia
Buldogue Campeiro
Pastor Belga
Boiadeiro de Berna
Buldogue Francês
Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
West Highland White Terrier