|
Conhecido por suas orelhinhas parecidas com as de um morcego e pela sua carinha toda enrugada e achatada, o Buldogue Francês é a raça ideal para quem quer uma boa companhia e, principalmente, para quem mora em apartamento ou casa pequena.
Ele também é muito afetuoso, brincalhão e pode se dar muito bem com crianças. Continue lendo para conhecer mais sobre esta raça.
História do Buldogue Francês
O Buldogue Francês é resultado de um cruzamento entre buldogues ancestrais da Inglaterra com cães caçadores de ratos locais da França. Há divergências quanto às origens desta raça, mas acredita-se que o Buldogue Inglês – provavelmente o da variedade toy – seja o seu principal antecessor.
Na época da Revolução Industrial, tais buldogues da variedade toy foram enviados aos montes para a França, onde tinham se tornado muito populares e então foram sendo cruzados, com o intuito de deixá-los menores, até que gradualmente surgiu uma variedade que poderia ser considerada como uma nova raça.
Em 1885, foi criado o primeiro programa americano de criação da raça e, esta logo tornou-se popular também nos Estados Unidos. Não muito depois, foi criado o French Bulldog Club of America que foi o responsável pela criação do padrão da raça, ditando primeiramente que a “orelha de morcego ereta” é o tipo correto para a raça.
Desde então, o Bulldog Francês tem ficado cada vez mais popular e hoje em dia é a 6ª raça mais popular nos EUA, de acordo com o American Kennel Club (AKC).
Características físicas
Um Buldogue Francês adulto tem uma altura que varia de 30 a 35 cm e pode pesar até 14 kg.
Apesar de ser pequeno, é um cão bastante robusto e de constituição sólida. Seu corpo é bastante proporcionado, todos os pontos são bem distribuídos e nenhum se sobressai um ao outro. A cabeça é larga e quadrada, o focinho é achatado e a cara é toda enrugada.
As orelhas parecem com as de um morcego. O pescoço é curto, o peito é largo e o dorso é musculoso. As pernas são atarracadas mas têm uma aparência vigorosa. A cauda é curta e abaixada, rente às nádegas.
A raça ainda apresenta pelagem curta e lisa com muitas variações de cor. O padrão de cores oficiais pode ser: rajado (ou tigrado), rajado e branco, cor creme, dourado, dourado e branco, rajado dourado ou apenas branco.
Personalidade
O Buldogue Francês é muito esperto, afetuoso e brincalhão. Considerado como cão de companhia, ele adora ser o centro das atenções e estar perto de seus donos. Pode ficar bem triste e apresentar comportamento destrutivo se for deixado muito tempo sozinho.
Ele se dá bem com crianças mais velhas, e se for bem treinado e socializado desde filhote, não terá problemas em conviver com outros cães e animais. No entanto, se forem mimados em demasia, eles podem ter ciúmes de outros cachorros e animais.
Devido à sua personalidade descontraída, esta raça é ideal para donos de primeira viagem. No entanto, às vezes, pode ser um pouco chato adestrar o Bulldog Francês, pois há uma possibilidade grande de ele demonstrar teimosia. Por isso, é preciso ter paciência e recompensá-lo bem.
Embora seja mais conhecido por ser um cão de companhia, ele também pode ser um bom cão de guarda, já que está sempre alerta e late na presença de estranhos.
O preço de um filhote de buldogue francês está na faixa de R$ 3.000.
Saúde e cuidados
O Buldogue Francês é uma raça de fácil manutenção. Por ter uma natureza mais calma e preguiçosa, não demanda uma grande quantidade de atividade física, por exemplo. Caminhadas e passeios ocasionais com ele já deve ser o suficiente. Porém, para que não ganhe muito peso, é preciso fazer com que ele se exercite diariamente.
A alimentação deve ser feita com ração de alta qualidade. Recomenda-se aproximadamente 1,5 xícara de ração por dia, dividida em duas refeições.
Por terem a pelagem curta, e por soltarem poucos pelos, a escovação dos pelos pode ser feita com pouca frequência.
As unhas devem ser aparadas sempre, porque se crescerem muito podem machucar o seu pet. As orelhas devem ser verificadas e limpas regularmente com um pano úmido ou cotonete. Não deixe também de verificar a pele do seu cachorro para ver se não há nenhuma infecção ou alergia. As rugas faciais devem ser constantemente limpas.
Além disso, são bastante sensíveis ao calor e precisam ser monitorados em dias muito quentes. Porém, mantenha-os longe da água, porque eles não conseguem nadar, devido ao tipo de corpo que possuem.
Problemas de saúde e doenças comuns da raça são: displasia dos quadris, síndrome braquicefálica, alergias (de contato, a alimentos e/ou inalantes), hemivertebra, luxação patelar, doença do disco intervertebral, doença de Von Willebrand, fissura palatina e palato mole alongado.
O lugar ideal para o Buldogue Francês viver
O lugar ideal para um cachorro Buldogue Francês viver é dentro de casa. Ele não é um cão adequado para ficar fora no quintal, pois precisa estar protegido e, necessita de companhia o tempo todo.
Além do tamanho pequeno, por ter uma natureza mais calma e por ser uma raça mais silenciosa, já que não tem o costume de latir tanto, o Buldogue Francês é ótimo para quem mora em apartamento.
Buldogue Francês preço
Pensando em comprar um? Um filhote de buldogue francês custa na faixa de R$ 2.500.
Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.
Curiosidades sobre a raça
- Se não fossem por admiradores americanos, a orelha de morcego do Buldogue Francês teria sido excluída e substituída pela orelha caída no processo de cruzamento da raça.
- A reprodução da raça só pode ser feita através da inseminação artificial, porque as pernas posteriores do Buldogue Francês não aguentam o seu próprio peso e, portanto, os machos não conseguem copular com as fêmeas.
- Várias celebridades possuem cãezinhos desta raça. Lady Gaga, Hilary Duff, Zach Braff, Leonardo DiCaprio e Hugh Jackman possuem um exemplar cada.
- Celebridades nacionais também adoram a raça. Preta Gil, Bárbara Evans, Padre Fábio de Melo, Thaila Ayala e Paulo Vilhena são algumas das estrelas brasileiras que possuem um Buldogue Francês.
Agora que você sabe tudo sobre o Buldogue Francês, que tal pegar um? Se você ficou com vontade de ter um, lembre-se sempre de procurar criadores sérios e de confiança.
Mais raças
Shih Tzu
Jack Russell Terrier
Schnauzer
Buldogue Inglês
Akita
Chow Chow
Sharpei
Yorkshire Terrier
Cane Corso
Chihuahua
Pequinês
Border Collie
Bichon Frisé
Malamute do Alasca
Beagle
Golden Retriever
Dogue Alemão
Basset Hound
Maltês
Lulu da Pomerânia
Buldogue Campeiro
Pastor Belga
Boiadeiro de Berna
Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
West Highland White Terrier