|
A manteiga está muito presente na nossa alimentação, principalmente como ingrediente de preparações. Ou seja, por mais que você não tenha o hábito de utilizá-la no pãozinho, com certeza acaba ingerindo indiretamente em bolos, tortas, biscoitos…
Por isso, muita gente se pergunta se é um alimento que pode ser incluído na alimentação do seu cãozinho.
A verdade é que a manteiga não faz parte da lista de alimentos considerados tóxicos para os cachorros. Mas isso não quer dizer que está totalmente liberada.
O real problema é que a manteiga é um alimento muito gorduroso. Para se ter uma ideia, um cachorro de peso médio necessita de 14 gramas de gordura por dia enquanto que uma colher de sopa de manteiga, sozinha, apresenta 12 gramas de gordura.
Sendo assim, a colher já o levaria praticamente ao seu limite total de gordura. A consequência? Consumindo manteiga com frequência seu cãozinho vai ganhar bastante peso e quanto à obesidade a gente já tá cansado de saber, né? Não faz bem pra ninguém.
Mas não é só isso… Além do ganho de peso, o excesso de gordura pode elevar o colesterol do seu cãozinho. E como nos humanos, a gente sabe que o colesterol prejudica a saúde do coração, com os animais não é diferente.
Apesar de não tão discutido, existem raças mais predispostas a apresentar colesterol alto, assim como cães obesos, com diabetes ou outras doenças metabólicas também. Sendo esse o caso do seu peludo, nada de manteiga ou outros alimentos gordurosos, ok?
Há ainda um problema mais sério: A pancreatite. Para quem não sabe, a pancreatite nada mais é que uma inflamação do pâncreas, órgão importantíssimo responsável por produzir certas enzimas, que são essenciais para a digestão dos nutrientes.
O consumo exagerado de gordura dificulta a liberação dessas substâncias, causando uma inflamação dolorosa, que se não cuidada pode levar a complicações bem mais sérias.
Quando acontece, a pancreatite precisa ser tratada em hospital e necessita de acompanhamento por meio de mudança da dieta, que mais uma vez deverá ter baixo teor de gordura. Então, muita atenção.
Ah falando em manteiga, não poderíamos deixar de lado a margarina, que é uma alternativa que muita gente usa e pensa ser melhor. Nós estamos aqui pra te dizer que não.
A margarina também deve ser evitada porque além de ter alto teor de gordura, possui muitos conservantes e produtos químicos, como a gordura trans. Em outras palavras? A margarina é ainda pior pra saúde do seu cãozinho.
Resumindo: Um pouco de manteiga, esporadicamente, não será perigosa para a saúde do seu melhor amigo, mas deverá ser usada com moderação, sempre dentro de uma dieta equilibrada e adequada para as individualidades de cada cão. A saúde dele agradece.
Ah e aproveita e segue o exemplo para a sua alimentação também, todo mundo sai ganhando. Com nossas dicas, essa amizade tem tudo pra ser muito feliz e duradoura. E não é isso que a gente mais quer?
Referências:
http://smartdogowners.com/can-dogs-eat-butter/
http://canigivemydog.com/butter
http://whatcandogseat.com/Search/Search?item=Butter