Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Cachorros fofos e suas raças

Você procura não só uma boa companhia mas também uma raça de cachorro fofinha que consiga encantar você e todos que estejam por perto? Então não deixe de conferir abaixo as raças caninas mais fofas do mundo. Tem para todos os gostos!

Lulu da Pomerânia

lulu da pomerânia

Foto por Erik Drost

Comecemos então pelo Lulu da Pomerânia que é o menor da lista. Esse cachorrinho com aparência de um pom-pom e com cara de raposa, embora tenha medidas tão pequenas – medem no máximo 22 cm de altura e pesam até 4 kg aproximadamente – é bastante ativo e tem uma grande personalidade – chega até mesmo a achar que é muito maior do que realmente é!

Esta raça é ideal para quem vive em apartamento, devido ao seu tamanho e também é bom para idosos ou pessoas mais ocupadas, já que o Lulu da Pomerânia não é tão dependente assim. Não é recomendado para crianças.

Os cuidados com a raça incluem: de 2 a 3 passeios curtos diariamente; escovação dos pelos de 2 a 3 vezes por semana; a higiene bucal deve ser feita pelo menos uma vez na semana, já que são propensos a terem problemas dentários; aparação regular das unhas; e a alimentação inclui porções pequenas de 1/4 a 1/2 xícara de ração divididas em duas refeições por dia.

É importante também levar em conta, que esta raça costuma latir bastante, então é importante ensinar a ele o comando de silêncio desde cedo.

Bichon Frisé

bichon frise

Foto por Alfred M.

Para quem busca um companheiro divertido, brincalhão e bastante carinhoso, que tal adotar um Bichon Frisé?

De origem francesa, esse cãozinho que mais parece um algodão doce, é ideal para quem mora em apartamento, podendo alcançar até 30 cm de altura e 12 kg de peso. Gosta muito de socializar e por isso costuma se dar bem com todo mundo.

Por ser dócil, é ótimo para quem tem crianças. Quanto aos cuidados, é ideal que se escove os pelos do Bichon ao menos 2 vezes por semana e é sempre bom dar uma conferida nas orelhas dele, verificar se está tudo limpo e se não há nenhum problema. Ele não demanda tanta atividade física quanto um cachorro grande, mas como é bastante ativo, é bom estimulá-lo com muitas brincadeiras.

Levá-lo para passear um pouco também é uma boa ideia. Lembrando que não é bom deixá-lo muito tempo sozinho, pois ele pode apresentar comportamento destrutivo. A alimentação: o ideal é que se dê de 1/2 a 1,5 xícara de ração por dia, divididas em duas refeições.

Shih Tzu

shihtzu

Foto por PINKE

Outro boa pedida para quem não dispõe de um grande espaço em casa é o Shih Tzu, que pode crescer até 26 cm e ter peso variável entre 4 e 8 kg. Esta raça é originária do Tibete e pode ser considerada como uma das mais antigas raças do mundo, tendo sido muito adorada pelos nobres chineses, inclusive tendo sido raça oficial da dinastia Ming.

O Shih Tzu é um cão pequeno e bastante robusto, de focinho achatado e pelo sedoso. Gosta de ser o centro das atenções e de estar perto de seus humanos, portanto, é visto como um cão de colo e, inclusive, pode servir como um cão de terapia. Também costuma se dar bem com outros cães e crianças.

No dia a dia, pode-se fazer passeios moderados e algumas brincadeiras com o Shih Tzu. Em relação aos cuidados que se deve ter, é necessário que você tenha um compromisso diário de escovar os pelos e com a limpeza dos olhos desse cachorrinho. As unhas podem ser aparadas a cada uma ou duas semanas. A alimentação diária deve ser de 1/2 a 1 xícara de ração de boa qualidade dividida em duas refeições.

Maltês

maltês

Foto por kitty.green66

Para quem ainda vive em apartamento, tem também o Maltês, originário do Egito. Inteligente e dócil, é um bom cão de companhia e precisa estar perto do dono o tempo inteiro, pois é bastante dependente. Raça que atinge até 25 cm de altura e 4 kg de peso, apesar de brincalhona, não precisa de muita atividade física. No entanto, eles podem dar bastante trabalho, pois possuem pelos bastante compridos.

Os cuidados básicos com a raça incluem escovação diária dos pelos, aparação das unhas 1 ou 2 vezes por mês e a alimentação inclui de 1/4 a 1/2 xícara de ração por dia. É bom lembrar também, que os Malteses têm tendência para latir quando estão animados ou na presença de estranhos e não costumam se dar muito bem com crianças. E embora eles queiram sempre te agradar, podem ser difíceis de serem treinados.

Coton de Tulear

coton de tulear

Foto por Petful

Tem também o Coton de Tulear que é parente do Maltês e do Bichon Frisé. Originário de Madagascar, o Coton de Tulear é um cão de companhia muito obediente e que adora agradar a seus donos. É ideal para idosos, por exemplo, que podem ficar mais tempo com ele.

A raça que pode pesar até 6 kg e medir 32 cm de altura, é bem peluda e parece um pedaço de algodão redondo. Muito esperto e fácil de ser treinado, ele é ótimo para donos de primeira viagem. Também não costumam latir muito, somente quando ouvem ou sentem algo diferente no ar. Ademais, é uma raça que suporta bem todos os tipos climáticos e podem viver tanto em ambientes interiores quanto em exteriores.

Os cuidados incluem escovação dos pelos de 3 a 4 vezes por semana, banhos esporádicos, higiene bucal frequente e aparação das unhas de 1 a 2 vezes por mês. A alimentação: 3/4 de xícara de alimento de boa qualidade deve ser dividida em duas refeições por dia.

Samoieda

samoieda

Foto por milenaa

Se você prefere um cão com a aparência de um lobo sorridente peludão, que tal um Samoieda? Com sua pelagem branca e abundante, ele é fofíssimo. Proveniente da Rússia, a raça que costuma ter altura variável entre 48 e 62 cm e pesa até 32 kg, era originalmente criado para caçar, arrebanhar renas e conduzir trenós para os povos samoiedos do noroeste da Sibéria.

Os Samoiedas são cães muito brincalhões e inteligentes, desta forma, aprendem as coisas rápido, mas podem ser também bem teimosos e dar um pouco mais de trabalho em seu adestramento. Além disso, são bastante ativos – devem ser criados em espaços amplos – e adoram socializar, por isso, nunca os deixe muito tempo sozinhos, pois podem apresentar comportamento destrutivo. Os cuidados com a raça envolvem passeios ou brincadeiras e escovação dos pelos diariamente. E a quantidade de alimento a ser dada por dia deve ser de 1,5 a 2,5 xícaras de ração de qualidade.

Chow Chow

chow chow

Foto por Selbe Lynn

Ou, então, que tal um cão que lembra ao mesmo tempo um leão e um ursinho de pelúcia? Esse é o Chow Chow, originário da China. Por ter uma constituição robusta, a qual permite habilidades de caça, proteção e de cuidar de rebanhos, ele é muito versátil. Tem peso variável entre 20 e 25 kg e pode medir até 56 cm de altura.

É um cão bastante independente e reservado. É também muito leal e está sempre atento ao seu dono e pessoas mais próximas e pode se dar bem com crianças se for criado desde pequeno com elas e desde que estas não o abusem. Os cuidados com a raça incluem escovação frequente dos pelos, higiene bucal e aparação das unhas.

Para satisfazer suas necessidades de atividade física, uma caminhada diária de aproximadamente 15 minutos deve resolver. E a recomendação diária de alimento a ser dado a um cão adulto desta raça é de 2 a 2 3/4 de xícara de ração da melhor qualidade por dia.

Poodle

poodle

Foto por Deb Watson

E o Poodle, que pode ser do Grande, do Médio e do Pequeno (Anão ou Toy)? É uma raça bastante inteligente e que gosta de ser o centro das atenções, tanto é que ficou conhecida e foi muito utilizada como um cão de circo, já que o seu adestramento e aprendizado são facilitados.

O Poodle lembra muito um carneirinho por vezes, por causa da sua pelagem lanosa e ondulada. A altura e o peso variam conforme a variedade. Os maiores chegam a medir até 60 cm e pesar 23 kg, enquanto que os menores medem até 28 cm e pesam até 3 kg mais ou menos. Gostam tanto da companhia de adultos quanto a de crianças, e são ótimos para donos de primeira viagem. As variedades menores podem viver tranquilamente em um apartamento.

Os cuidados principais incluem escovação dos dentes de 2 a 3 vezes por semana, aparação das unhas de 1 a 2 vezes no mês, escovação dos pelos diária e a tosa dos pelos deve ser feita a cada 6 ou 8 semanas. A quantidade de alimento a ser dada diariamente ao Poodle depende da variedade também: para os maiores, de 1,5 a 3 xícaras de ração; para os menores, de 1/4 a 1 xícara. E, lembre-se, por serem bem ativos, é sempre bom levá-los para passear e fazer várias brincadeiras diferentes.

Schnauzer

schnauzer

Foto por Syd Z

Outra raça que pode ter tamanhos variados, é o Schnauzer, que pode ser encontrado nos tamanhos Miniatura, Padrão e Gigante. De inteligência acima da média e de natureza inquisitiva, esse cão bigodudo e com aparência de um velho sábio é bastante afetuoso com a família e tem um grande sentimento protetor em relação a ela. E geralmente se dá bem com crianças.

Seu peso e altura variam, claro, conforme a variedade. O miniatura pode medir até 36 cm e pesar até 8 kg; o Padrão mede até 51 cm e pesa até 23 kg; e o Gigante mede até 70 cm e pode pesar até 43 kg. Os cuidados com a raça incluem muita escovação dos pelos e tosa, além de higiene bucal e aparação das unhas regulares. A recomendação diária quanto as porções de alimento a serem dadas a esta raça é de 1/2 a 1 xícara para o Miniatura, de 1 a 2 xícaras para o Padrão, e 3 3/8 a 4 1/4 de xícaras para o Gigante.

Bobtail

bobtail

Foto por tortadeaceite

O último e o maiorzão da lista é o Bobtail ou Old English Sheepdog, que pode pesar até 45 kg. Conhecido como o cão “chiclete”, este canzarrão peludo e que possui uma franja que cobre seus olhos, demanda muito carinho e atenção de seu dono. Esse aqui, com toda a certeza, precisa de muito espaço. É bem dócil e tem temperamento estável.

Não é agressivo, a não ser que seja provocado. É também chamado de “cachorro-babá” por ter um instinto protetor bastante desenvolvido, principalmente em relação à crianças. Pelo seu tamanho, exige também porções grandes de alimento: de 2,5 a 4,5 xícaras de ração por dia. Além disso, precisa de muita atividade física e deve ter os pelos escovados sempre. Atenção redobrada deve ser tomada com os pelos na região dos olhos e orelhas para que se evite infecções.

Essas foram então as raças de cachorro mais fofas que pudemos encontrar. Gostou e quer adotar algum deles? Então não deixe de procurar um criador de confiança.