Tem coisa mais divertida do que conviver com um cachorro filhote? Nos primeiros meses, tudo é novidade e aprendizado, e cenas engraçadas acontecem frequentemente.
Entretanto, é importante estar preparado, já que os pequenos também apresentam seus desafios. Saiba como criar um cachorro filhote com algumas dicas simples, para que ele se transforme em um companheiro fiel e obediente!
Antes de adotar
Alguns cuidados são bem-vindos na hora de acolher um filhote em sua casa. O primeiro deles é considerar o espaço físico que você terá para o cachorro. Ainda que neste momento ele exija pouco, o crescimento é inevitável.
Por isso, seja adotado ou comprado, pergunte quão grande o cachorro deve ficar na fase adulta para saber se sua casa poderá comportá-lo.
Na casa a estrutura física também deve ser preparada. Onde o filhote vai ficar? Onde ele vai fazer as necessidades fisiológicas? Haverá outro cachorro na casa para socializar?
Uma dica para a primeira noite é não deixar o filhote dormindo sozinho, no local em que será sua “cama” pelos próximos anos, mas deixá-lo perto de você, até que se acostume com a casa.
No local certo
Paciência é o que você vai precisar para ensinar o local certo das necessidades fisiológicas, uma das etapas mais importantes sobre criar um cachorro filhote.
Escolha qual espaço da casa será destinado para o “banheiro” do animal, seja utilizando jornais velhos ou tapetes higiênicos.
Algumas dicas importantes: escolha um espaço onde não haja movimentação intensa de pessoas, não seja próximo de portas ou perto de onde o filhote vai fazer as refeições.
Em um primeiro momento, você pode deixá-lo em um espaço menor com água, cama, alguns brinquedos e os tapetes higiênicos para que ele acerte os xixis e os cocôs lá e se acostume com essa regra.
E claro, sempre elogie quando ele acertar.
O uso do não
Uma das situações mais frequentes entre os animais e que você certamente você vai passar ao criar um cachorro filhote são as mordidas em objetos e móveis. Para o cachorro, tudo não passa de uma brincadeira.
Por isso, certifique-se de disponibilizar para ele alguns brinquedos e até reservar alguns minutos para incentivar atividades e exercer o poder do Não.
O Não deve vir sempre acompanhado de um comportamento firme e sério. Os cães entendem a sonoridade da palavra combinadas à linguagem corporal.
Quando você ver que o filhote está fazendo algo que não devia, fale firmemente NÃO, sem agressões físicas ou gritos, para que ele entenda que está fazendo algo que desagrada a família e pare imediatamente.
Adestramento básico
Sim, é possível desenvolver conceitos de obediência ao criar um filhote. Comportamentos como sentar e dar a patinha são de fácil aprendizado para os cachorros, especialmente se você usar petiscos como recompensa por atingir os objetivos.
Também leve em consideração o contexto que o animal tinha antes de chegar em sua casa. Filhotes de abrigo podem ignorar os primeiros comandos, já que tinham que dividir a atenção com muitos cachorros.
Seja no adestramento, ao ensinar o local correto do xixi ou com as brincadeiras, criar um cachorro filhote exige uma alta dose de paciência, mas é uma das experiências mais gratificantes que você e sua família poderão compartilhar.
Aproveite cada momento e lembre-se que adotar um cachorro é adotar um companheiro para o resto da vida.