Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

Como criar um Chow Chow

Como criar um Chow Chow
Foto por Digital Wallpapers – flickr

Não importa o tipo de dono, sempre há uma raça de cachorro perfeita para cada um de nós. Se você busca um cão independente, reservado e companheiro, o Chow Chow é uma excelente opção.

Mas, ao mesmo tempo em que esta é uma das raças mais exóticas e bonitas, ela também tem traços marcantes de personalidade e exige alguns cuidados especiais. Confira tudo o que você precisa saber sobre como criar um chow chow..

Adestramento e socialização

O Chow Chow ocupa a posição 76 de 79 no ranking de inteligência canina. Não deixe de adestrá-lo desde cedo. Isso é importante pois cães dessa raça podem apresentar certa agressividade com estranhos e outros cães, principalmente do mesmo sexo que ele já que é uma raça de personalidade dominante.

Alimentação

Só o que deve se acumular por baixo da pelagem densa e fofa do Chow Chow é seu companheirismo e lealdade. Portanto, fique atento à alimentação do seu cão, já que esta é uma raça que apresenta tendência a engordar.

Até os seis meses, alimente o filhote de 4 a 5 vezes ao dia. Após essa idade, vá diminuído o número de refeições até limitá-las a 2 vezes ao dia quando o cão atingir 1 ano, e mantenha assim daí em diante.

A quantidade pode variar de acordo com o peso e porte do animal, mas em média ela deve ficar entre 90 a 320 gramas por dia para os filhotes e 230 a 295 gramas para os adultos.

Investir em uma ração de qualidade é, muitas vezes, deixar de gastar com saúde depois, já que ela ajuda a manter a musculatura, pelagem e organismo do bichinho sadios.

Ambiente e exercício

A necessidade de exercícios da raça é moderada, e por isso até moradores de apartamentos podem ter um Chow Chow em sua vida. Mas lembre-se de que moderada não é nula: o cão que não conta com um pátio deve sair de casa pelo menos duas vezes ao dia, para caminhadas de no mínimo 15 minutos.

Com todo esse pelo, não poderia ser diferente: o Chow Chow não é um cão para viver em locais quentes. Se esse é o seu caso, só opte por esta raça caso possa prover ao cachorro um ambiente fresco mesmo nos dias mais quentes.

Saúde e cuidados

A aparência de bichinho de pelúcia do Chow Chow tem seu preço, já que os principais cuidados com a raça têm relação com a sua pelagem.

A escovação dos pelos deve ser feita em média 3 vezes por semana, e a hora do banho também requer atenção: tenha certeza de que o pelo do cão ficou bem seco, evitando o surgimento de fungos. Aliás, pelos não podem ser um problema para o dono desta raça, uma vez que o Chow Chow os perde bastante.

Além disso, fique de olho nos… olhos! Esta raça tem propensão a apresentar uma irritação nas pálpebras chamada entrópio. Limpar regularmente a região com gaze e soro fisiológico é uma atividade que entrará para a sua agenda.

Conte sempre com o seu veterinário de confiança para ficar atento à saúde do seu cão.

Agora que você é um especialista em Chow Chow, está pronto para ganhar lambidas de língua roxa todos os dias!