|
O Fox Paulistinha também conhecido como Terrier brasileiro (seu nome de registro) é um cachorro de porte médio, muito inteligente e serelepe, alegre e companheiro, e também muito alerta, sendo assim um bom cão de guarda.
História da raça
É difícil dizer ao certo quais são as origens exatas da raça. É possível dizer que os seus ancestrais não são originários do Brasil, mas sim da Europa. Tais ancestrais, ao redor do século XIX e início do XX, teriam sido trazidos do continente europeu pelas esposas dos filhos abastados que lá iam estudar.
E esses cães que para cá eram trazidos possivelmente eram das raças Parson russel terrier, Jack russel terrier e Fox terrier de pelo liso. Como muitos desses estudantes eram filhos de fazendeiros e quando retornavam em solo brasileiro muitos também voltavam para as suas respectivas fazendas, esses cães acabaram sendo levados para essas terras, onde foram usados para diversas funções e foram cruzados com cães locais que deram origem ao Fox Paulistinha, ou Terrier Brasileiro.
Uma outra teoria diz que a raça Fox Paulistinha teria se originado de duas raças espanholas chamadas Ratonero Bodeguero Andaluz e Ratonero Valenciano, os quais seriam muito mais semelhantes ao Fox Paulistinha do que aquelas raças inglesas mencionadas acima.
Quando o padrão da raça já estava bem definido (desde a década de 1920), foi feita a primeira tentativa de reconhecimento em 1964, mas como havia poucos registros, o processo foi cancelado.
Após algumas décadas, graças ao trabalho de alguns criadores, a raça recebeu um reconhecimento provisório em 1995. Só então, em 2006, a raça foi oficialmente reconhecida pela FCI (Federação Cinológica Internacional).
Características do Fox Paulistinha
O Fox Paulistinha é uma raça de porte médio para pequeno, esbelta e bem equilibrada. Os machos têm altura variável entre 35 e 40 cm, enquanto que as fêmeas têm de 33 a 38 cm. Podem pesar no máximo até 10 kg.
Seu corpo tem uma estrutura firme mas não muito pesada, com aparência quadrada, mas que apresenta linhas curvas. A cabeça tem a forma triangular, larga na base do crânio, com as orelhas bem afastadas uma da outra, e que vai se afinando até a ponta da trufa.
Os olhos são arredondados e bem abertos, um pouco protuberantes e a sua cor varia conforme a cor da pelagem do cão. As orelhas têm formato triangular, inseridas lateralmente e portadas semi-eretas. O pescoço possui comprimento moderado e é um pouco curvado na linha superior.
O dorso é bem musculoso e um pouco curto. O peito é longo e profundo. A cauda é curta, de inserção baixa e não deve se curvar sobre o dorso do animal. Os membros anteriores são retos, e quando vistos de frente, são moderadamente afastados um do outro. Os posteriores são um pouco mais afastados em relação um ao outro e possuem mais desenvolvimento muscular. As patas são compactas, viradas para a frente; as posteriores sendo um pouco mais longas do que as anteriores.
A pelagem é curta, lisa, fina (sem ser macia) e se assenta bem à pele. A cor de fundo predominante deve ser a branca, podendo conter marcações pretas, azuis ou marrons. As marcações típicas que devem estar presentes são o castanho acima dos olhos, em ambas as laterais do focinho e nas bordas orelhas. Ainda é possível haver a presença de uma faixa ou marca branca na face do cão.
Personalidade e Temperamento do Fox Paulistinha
O cachorro Fox Paulistinha é bastante ativo, vivaz e esperto, com energia de sobra para dar e vender, e que está sempre em alerta e pronto para latir ao menor sinal. Ele se dá muito bem e é bastante carinhoso com os seus donos, mas é muito desconfiado diante de estranhos e pode até mesmo agir com violência com estes. Então tome cuidado quando receber visitas em casa.
Ele ainda adora uma companhia e geralmente costuma ser bastante apegado ao dono. Nunca o deixe muito tempo sozinho em casa. Ele também é ótimo para crianças, mas, como sempre, a supervisão de um adulto é recomendada.
Além disso tudo, ele é muito inteligente e aprende as coisas muito rápido. Não é à toa que a raça foi muito utilizada em circos. O adestramento é recomendado.
Saúde da raça e cuidados
Cuidar de um cachorro da raça Fox Paulistinha não dá muito trabalho. Por ser um cão robusto e de forte resistência, ele não é propenso a ter muitas doenças. Como tem o pelo curto não exige tosa e nem escovação frequente também. Banhos podem ser dados a cada quinze dias durante o verão e a cada um mês durante o inverno.
O lugar ideal para a raça viver
Como a raça de cachorro Fox Paulistinha apresenta um grande nível energético, ele precisa de bastante espaço onde possa gastar toda essa energia. Deixá-lo em um espaço confinado, com certeza seria um desastre, pois ele ficaria estressado e insuportável. Tendo uma disponibilidade grande de espaço, onde quer que seja, será ótimo para esse cachorro. Como a raça é de fácil adaptação, tanto o meio rural quando o urbano são aceitos.
Quanto custa um Fox Paulistinha?
Para comprar um cachorro Fox Paulistinha você vai desembolsar algo em torno de R$ 1.300.
Mas antes de comprar lembre-se de procurar se existe um para doação nos abrigos para cães abandonados! Têm muito cachorrinho de graça precisando de um lar.
Curiosidades sobre a raça
- Uma fox paulistinha chamada Dolores já apareceu em uma telenovela da Rede Record, Balacobaco;
- O ator Mario Frias tem um fox paulistinha;
- O nome Fox Paulistinha foi assim dado à essa raça porque suas cores – o preto, o branco e o vermelho – remetem à bandeira do Estado de São Paulo.
Mais raças
Shih Tzu
Jack Russell Terrier
Schnauzer
Buldogue Inglês
Akita
Chow Chow
Sharpei
Yorkshire Terrier
Cane Corso
Chihuahua
Pequinês
Border Collie
Bichon Frisé
Malamute do Alasca
Beagle
Golden Retriever
Dogue Alemão
Basset Hound
Maltês
Lulu da Pomerânia
Buldogue Campeiro
Pastor Belga
Boiadeiro de Berna
Buldogue Francês
West Highland White Terrier