|
Essa é uma dúvida frequente e que causa bastante discussão. Há veterinários que são contra dar carne crua para cães, e há também os que são a favor. Afinal, posso dar carne crua para meu cachorro?
Antes de tudo, é preciso levar em consideração uma série de fatores. O seu cão está com a saúde em dia? Ele ainda é filhote ou já é idoso? Qual é a procedência da carne que você adquiriu e pretende dar ao seu pet?
Embora haja uma controvérsia em relação à uma dieta natural que tenha como base a carne, e muita gente não a recomende, se o seu cão estiver bem e saudável, pode sim dar carne crua a ele, pois, diferentemente de nós, humanos, os cachorros possuem muito mais resistência às bactérias e outros microorganismos.
Já na saliva canina há propriedades anti-bacterianas, devido à presença da lisozima, uma enzima que é capaz de exterminar a maioria das bactérias. Além disso, o trato digestivo dos cães é curto, o que significa que o transporte de alimento se dá com rapidez, de modo que não há tempo suficiente para haver a proliferação de bactérias.
É claro que é necessário tomar alguns cuidados no momento da manipulação deste alimento:
- Sempre verifique a sua procedência antes de comprar;
- Faça uma boa conservação da carne. O ideal é sempre dar a carne fresca para o cão, mas se isso não for possível, congele-a por pelo menos 3 dias e só depois disso a ofereça para o animal;
- Verifique através de alguns sinais como a aparência, o odor e a textura para ver se a carne está estragada ou não. Se ela apresentar uma coloração esquisita, muco em sua superfície e mau cheiro, isso é sinal de que ela já deve ir direto para o lixo;
- A carne deve ser dada logo ao cão. Deixar este alimento por mais de 20 minutos no pote do cachorro pode ser arriscado;
- De maneira alguma misture carne na ração industrializada do cachorro, pois as bactérias podem se beneficiar melhor dos nutrientes encontrados na ração e assim se proliferarem com mais força e serem mais nocivas ainda para a saúde do animal;
- Se o seu cão for filhote e/ou ainda estiver no período de vacinação e vermifugação, ou se estiver idoso, ou ainda, doente, evite dar carne crua.
Quais tipos de carnes pode se dar para os cachorros? Para os cães domésticos, as carnes como a bovina, suína, caprina, ovina, a de aves e até os peixes estão liberadas. Porém, como já foi dito, é preciso tomar todo o cuidado com a manipulação delas. Cuidado especial deve ser tomado com os peixes, pois alguns costumam possuir muitas espinhas que podem machucar seriamente o seu cão.
Como a carne deve ser dada? Isso vai depender do tamanho do cachorro e também de como se encontram os dentes do animal. Para cães adultos, de grande porte e que estejam com os dentes bons, por exemplo, pode dar a carne em cubos. Já para cães que estejam com a situação odontológica precária, dê carne moída.
De qualquer forma, antes de dar carne crua para o seu cão, verifique sempre como está a saúde dele e não deixe de consultar o veterinário.