|
Fofos, brincalhões e desajeitados. A fase de filhote é uma das mais divertidas, tanto para os donos quanto para os cãezinhos.
É o momento de descobrir o mundo, começar a construir uma relação com a família dona do cão e, claro, brincar muito.
No entanto, seguindo o curso normal da natureza, o cão irá crescer e amadurecer: quando você menos perceber, seu filhotinho estará se tornando um lindo cão adulto.
Mas por que é importante estar ciente sobre o ritmo de crescimento do seu amigão? A resposta é simples: assim como acontece com os seres humanos, as diferentes fases da vida do bichinho demandam diferentes cuidados.
Por isso, continue a leitura para aprender quando o cachorro deixa de ser filhote, bem como as mudanças que este desenvolvimento traz consigo.
Quando o cão atinge a maturidade
No universo canino, diversos aspectos variam de acordo com o porte e raça de cada animal. A idade exata em que o cachorro pode ser considerado adulto é um deles.
Começando com os cães de pequeno porte, como o Maltês, Lhasa Apso, Shih Tzu, Yorkshire, Pug e muitos outros, estes são os cães que atingem a fase adulta mais rapidamente. Quando seu pet estiver entre os 9 e os 12 meses de idade, você já pode se considerar dono de um cão adulto.
Já os cães de médio a grande porte, como o Buldogue Inglês, Chow Chow, Basset Hound, Boxer, Shar Pei, Collie, Golden Retriever e seus companheiros, são considerados adultos quando estão entre os seus 12 e 15 meses.
Por fim, os cães considerados gigantes, como o Dogue Alemão, Terra Nova, São Bernardo e Bullmastiff, por exemplo, geralmente são os últimos a atingirem a fase adulta. Isso deve ocorrer entre os 18 e 24 meses de vida destes grandões.
Vale lembrar que esta é uma regra baseada na média geral dos cães. Cada bichinho tem suas particularidades, que incluem o seu ritmo de crescimento e desenvolvimento.
Por esta razão, caso o dono queira identificar a fase exata da vida que seu cão se encontra, poderá aproveitar uma consulta no veterinário para fazer este questionamento.
Mudanças e cuidados
Agora que você já sabe quando o seu cachorro deixará de ser filhote, é importante ficar atento ao que muda na rotina do bichinho quando deixa a infância para trás.
A principal diferença é na dieta do cão.
Quando ele é filhote, é fundamental que seja alimentado com uma ração específica para esta fase da vida, uma vez que são produtos desenvolvidos com foco nas necessidades de vitaminas, proteínas e gorduras dos pequenos.
Crescer requer muita energia! Além da sua composição diferenciada, também é uma comida que apresenta grãos menores e mais rígidos, para ajudar no fortalecimento dos dentes.
No entanto, uma vez que o cachorro se torna adulto, suas necessidades nutricionais mudam, e uma ração para cães adultos é a ideal neste momento.
Além disso, a frequência das refeições e a quantidade de ração também são diferentes. Enquanto os filhotes comem de 4 a 6 vezes ao dia, geralmente os adultos fazem duas refeições diárias.
As quantidades dependerão muito do porte do seu bichinho. Não hesite em consultar um veterinário para não ficar com dúvidas quanto às porções.
Além da alimentação, as atividades do cão também mudam. É o momento de intensificar a duração e distância dos passeios, além de introduzir um adestramento com ordens mais avançadas, se esse for o desejo do dono.
A natureza é sábia, e a evolução de cada ser vivo é um lindo processo que, no caso de nossos cãezinhos, temos o privilégio de acompanhar.
Agora que você também é um dono sábio, aproveite o desenvolvimento do seu cachorro atendendo suas necessidades especiais em cada idade.