Se você gosta de carinho e amor canino em grandes quantidades, tamanho é documento, sim! Amantes de climas mais frios, raças de cachorros grandes e peludas são um charme e, por motivos óbvios, sempre chamam a atenção por onde passam.
Por necessitarem de mais espaço físico, as raças maiores em geral não figuram entre as mais populares para ter como pet, mas isso não se dá pela índole destes animais.
Em muitas das raças grandes, o comportamento dócil é diretamente proporcional ao tamanho. Confira alguns exemplos de raças de cachorros que não economizam em quilos, pelos e, claro, muita fofura.
São Bernardo
Muito lembrada por sua aparição no filme Beethoven, esta raça é uma das mais conhecidas quando o assunto é cachorros grandes e peludos. Porém, tão grande quanto seu tamanho é também sua doçura: é uma raça amigável, tranquila e companheira. Ou seja, ideal para o convívio com as crianças. O cão adulto mede entre 70cm e 75cm, e seu peso gira em torno de 55 a 60kg.
De origem suíça, o São Bernardo era muito utilizado como cão salva-vidas, lambendo as vítimas das nevascas e deitando-se próximo delas para aquecê-las. Se você não resistiu e quer ter um São Bernardo para chamar de seu, fique atento a alguns cuidados especiais: ele precisa de bastante exercício e sempre ter acesso à um local mais fresco.
Mastim Tibetano
Com uma pelagem fofa e abundante, o Mastim Tibetano (ou Mastiff Tibetano) até parece ser feito de pelúcia. Mas, com certeza, com seus até 83cm de altura e pesando mais de 70kg, ele é mais do que real. Como o nome da raça indica, ela é originária do Tibet, onde era utilizada para a guarda de mosteiros, aldeias, palácios e rebanhos.
Novamente, este cão contraria a máxima de temer cachorros grandes: ele é dócil e cria fortes laços de afinidade com o dono. Porém, ele tende a ser desconfiado com pessoas desconhecidas. Não há dúvidas que o seu coração é grande o suficiente para abrigar o Mastim Tibetano, mas tenha em mente que a sua casa também deve ser. Apartamento não é uma boa opção para abrigar tamanha (e bota tamanha nisso) fofura.
Komondor
Cão em pele de cordeiro? Não, é só o Komondor! Esta raça, de origem húngara, era originalmente utilizada nos campos de criação de ovelhas, já que, em função de sua pelagem, poderia ser facilmente confundida com uma. Apesar da Jamaica ficar bem longe da Hungria, há quem chame o Komondor de “cão rastafári”, em função do seu pelo em forma de “dreadlocks”. É uma raça dócil e fiel ao dono.
Com seus 80cm e até 60kg, este cão não se adapta muito bem à vida urbana: ele tem necessidade de estar ao ar livre (não nega as origens rurais), o que torna sítios e fazendas os ambientes ideias para que seu Komondor seja muito feliz. Se, ainda assim, você tem tudo que precisa para ter um, aí vai uma dica extra: esta raça não deve tomar banho com muita frequência, visto que o seu pelo pode levar até dois dias para secar.
Afghan Hound
Elegância na forma de cão, o Afghan Hound (ou Galgo Afegão) é alto, esbelto e, para não perder o costume, muito peludo. Em média, ele mede 68cm de altura, e pode chagar próximo dos 30kg. É considerado um cachorro brincalhão e bem-humorado, além de famoso por participar de exposições e concursos de beleza. Seu glamour, porém, vem acompanhado de considerável desobediência: há estudos que apontam esta raça como a menos disposta a atender aos comandos de seus donos.
Carinhoso e dócil, ele tem tudo para ser o seu próximo pet, mas prepare-se para cuidados semanais com seus pelos. Ele também é um cão ativo, que precisa de exercícios físicos. Quem sabe ele não vira a companhia perfeita para a sua corridinha no final da tarde?
Collie
E por falar em elegância, lá vem o Collie! Raça famosa no cinema pelo personagem Lessie, o tamanho do Collie adulto fica em torno dos 61cm e quase 30kg. Com certeza, o que mais chama a atenção na raça é a pelagem, densa e longa, muitas vezes parecendo uma juba.
Se você quer desfilar um lindo Collie por aí, saiba que esta é uma ótima opção de cão para a família: ele é dócil, apegado aos donos, paciente com crianças e tem muito carinho para dar. O destaque para os cuidados especiais com a raça direciona-se à pelagem, que deve ser escovada várias vezes por semana. Também fique atento à alimentação: muitas vezes, a obesidade acaba passando despercebida por baixo de todos esses pelos!
Bearded Collie
Seu nome já indica: o Bearded Collie (ou Beardie) é um cão barbudo. Como boa parte das raças maiores, há muitos anos atrás ele era utilizado para o pastoreio. Seu apelido era “bouncing Beardie” (ou “Beardie saltitante”) pois, ao trabalhar em matos mais fechados, tinha o costume de pular para conseguir enxergar as ovelhas.
Com um tamanho médio de 56cm e pesando em torno de 27kg, é um dos menores da nossa lista, mas não menos importante, principalmente se você está cogitando ter um. Ele é dócil, carinhoso e adora estar no meio da família. Quer ter um no meio da sua? Os cuidados são básicos: sempre exercitá-lo e, novamente, fazer o ritual de escovação dos pelos semanalmente.
Bobtail
Quem assistiu à TV Colosso quando criança já conhece o Bobtail. Lembra da Prisicila? Com sua abundante pelagem branca e acinzentada, ela era da raça Bobtail, também chamada de Old English Sheepdog. O cão adulto desta raça pode ultrapassar os 61cm de altura, e deve ficar em torno dos 35kg.
O nome Bobtail está ligado à cauda desta raça, uma vez que a expressão significa “rabo curto”. Se você está buscando um cão sociável, fiel, carinhoso e obediente, esta é uma escolha certeira. Outra característica marcante da raça é o poder de adaptação, além da persistência em fazer seu dono feliz caso identifique que o mesmo está meio para baixo.
Chow Chow
O charme desta raça, além da sua pelagem fofa e volumosa, certamente é a coloração da língua, que puxa para um tom preto-azulado. O exemplar adulto do Chow Chow deve chegar aos 32kg, e ultrapassar levemente os 50cm de altura.
Apesar de ser uma raça muito difundida como cães de estimação, eles tendem a ser reservados. Se você quer ser dono de um “leãozinho” desta raça, espere um cão independente e “de um dono só”, e redobre sua atenção com ele nos dias mais quentes. Caso queira adestrá-lo, poderá enfrentar alguns problemas: ele está em terceiro lugar no ranking de inteligência dos cães. Detalhe: de baixo para cima!
Golden Retriever
Para fechar com chave de ouro essa lista peluda, que tal ler um pouquinho sobre uma das raças de cães mais queridas pelas pessoas? O Golden Retriever é manso, inteligente e parece estar sempre sorrindo. Todo o dono de Golden (nada tendencioso) vai relatar que ele é o cão mais carinhoso que existe!
Qual o tamanho exato dessa simpatia em corpo canino? O adulto deve ultrapassar levemente os 60cm de altura, e seu peso deverá ficar próximo dos 31kg. Por tudo o que foi dito, você já deve imaginar: esse cachorro de pelos dourados é uma das melhores opções para a família, sendo amigo de todos e confiável com crianças.