Guia de Adestramento de Cães Passo a Passo

10 Raças de cachorro peludo

Buscando um cachorro daqueles que têm tanto pêlo que podem aquecê-lo como um cobertor? Escolha aqui uma raça de cachorro peludo para mudar a sua vida! Têm para todos os gostos.

1. Bichon Frisé

bichon frise

Foto por Janelle

Para você que busca um companheiro divertido, brincalhão e bastante carinhoso, que tal adotar um Bichon Frisé?

De origem francesa e muito adorado pela aristocracia, esse cãozinho que mais parece um pom-pom, é ideal para quem mora em apartamento, podendo alcançar até 30 cm de altura e 12 kg de peso.

Gosta muito de socializar e por isso costuma se dar bem com todo mundo. Por ser dócil, é ótimo para quem tem crianças. Sua família com certeza vai adorá-lo.

É ideal que se escove os pêlos do Bichon ao menos duas vezes por semana e é sempre bom dar uma conferida nas orelhas dele, verificar se está tudo limpo e se não há nenhum problema.

Por ser um cão de pequeno porte, ele não demanda tanta atividade física quanto um grande, mas como é bastante ativo, é bom estimulá-lo com muitas brincadeiras. Levá-lo para passear um pouco também é uma boa ideia.

Lembrando que não é bom deixá-lo muito tempo sozinho, pois ele pode apresentar comportamento destrutivo.

2. Shih Tzu

shih tzu

Foto por Pinke

Uma ótima pedida para quem não dispõe de muito espaço em casa é o Shih Tzu, que pode crescer até 26 cm e ter peso variável entre 4 e 8 kg.

Esta raça é originária do Tibete e pode ser considerada como uma das mais antigas raças do mundo, tendo sido muito adorada pelos nobres chineses, inclusive como raça oficial da dinastia Ming. O Shih Tzu é um cão pequeno e bastante robusto, de focinho achatado e pêlo sedoso.

Gosta de ser o centro das atenções e de estar perto de seus humanos, portanto, é visto como um cão de colo e, inclusive, pode servir como um cão de terapia. Também costuma se dar bem com outros cães e crianças. No dia a dia, pode-se fazer passeios e brincadeiras com o Shih Tzu.

É necessário um compromisso diário de escovar os pêlos e limpar os olhos desse cachorrinho. As unhas podem ser aparadas a cada uma ou duas semanas.

3. Lulu da Pomerânia

lulu da pomerania

Foto por Snapped In Nashville

Ainda para quem mora em apartamento e deseja um amiguinho de quatro patas, têm o Lulu da Pomerânia. Originário da Polônia, esse pequerrucho, que atinge no máximo 22 cm e pesa até 4 kg, têm muita personalidade. Apesar da carinha fofa, ele tem um latido bastante alto e pode até servir como um cão de alarme. É um cão bastante dócil, leal e inteligente, por essa razão, é de fácil adestramento.

Por não ser tão dependente assim, essa raça pode ser ótima para idosos ou para você que tem uma rotina mais ocupada. Demandam um nível moderado de atividades físicas e gostam de aprender novos truques. O seu pêlo deve ser escovado e penteado pelo menos duas vezes por semana e é preciso ter atenção especial à higiene bucal deste cachorrinho, porque esta raça é bastante propensa a ter problemas dentários.

4. Poodle

poodle

Foto por Joselyn Anfossi

Agora, a raça mais variada desta lista, com certeza, deve ser o Poodle, que pode ter inúmeros tamanhos e cores diferentes. É uma das raças mais populares aqui no Brasil.

Conhecido como um cão de circo, o Poodle é altamente inteligente e tem uma excelente memória, portanto, o seu adestramento é facilitado. Adora ser o centro das atenções e geralmente se dá bem com outros cães e estranhos, mas pode se tornar ciumento, pois, claro, ele quer todas as atenções para ele.

E quais são os cuidados que se deve ter com um Poodle? A tosa é imprescindível e deve ser realizada de 6 a 8 semanas. O pêlo também deve ser escovado com regularidade. E por ser muito ativo, o Poodle requer muito exercício físico, então nada de descanso para o dono!

Já para você que mora em um lugar mais amplo, vale a pena dar uma olhada nas próximas raças listadas abaixo.

5. Chow Chow

chow chow

Foto por Petful

Já pensou em ter um cão que se parece ao mesmo tempo com um leão e com um ursinho fofo? Esse é o Chow Chow.

Originário da China, o Chow Chow é muito versátil porque tem uma constituição robusta, que permite habilidades de caça, proteção e de cuidar de rebanhos. Têm peso variável entre 20 e 25 kg e pode medir até 56 cm de altura. É um cão bastante independente e reservado.

É também muito leal e está sempre atento ao seu dono e pessoas mais próximas. Os cuidados incluem escovação frequente dos pêlos, higiene bucal e aparação das unhas. Para satisfazer suas necessidades de atividade física, uma caminhada diária de aproximadamente 15 minutos deve resolver.

6. Bearded Collie

bearded collie

Foto por Blake Handley

Se você prefere um cão mais vivaz, que tal o Bearded Collie? O Bearded Collie foi uma raça desenvolvida na Escócia com o intuito de pastorear ovelhas e gado. Podendo pesar até 25 kg e medir 56 cm de altura, ele é muito ativo e é conhecido por ter uma natureza saltitante, pois costuma pular muito e bem alto.

Apesar de ter um latido alto e potente, ele não é considerado um cão de guarda. É uma raça ótima para quem têm um quintal, pois o Bearded Collie precisa de bastante espaço para poder gastar suas energias. E não se esqueça de treiná-lo, pois ele precisa de bastante disciplina para ficar bem comportado.

7. Boiadeiro de Berna

boiadeiro de berna

Foto por Stanze

O último cachorro da lista, mais um de proporções avantajadas, é o Boiadeiro Bernês, da Suíça, também conhecido como Boiadeiro de Berna. Pode chegar a ter 70 cm de altura e 55 kg de peso. Foi uma raça desenvolvida para o trabalho no campo, tendo como funções principais a de pastorear gado e a de ser cão de guarda.

É bastante resistente a condições climáticas extremas. O Bernês é muito amável e atencioso, além de ser paciente e se dar bem com crianças. Escovação dos pêlos e dos dentes devem ser feitas com frequência. Também deve-se verificar por possíveis infecções em suas orelhas. E para gastar toda a sua energia, faça caminhadas e outras atividades vigorosas com ele diariamente.

8. Pastor Belga

pastor belga

Foto por Marcia O’Connor

Já para quem procura um cachorro mais elegante, confira o Pastor Belga. De corpo comprido e esguio, abastado de pêlos longos, e de orelhas pontudas sempre atentas, esta raça têm altura variável entre 56 e 66 cm e peso entre 20 e 30 kg. É um ótimo cão de guarda e pode pastorear também. É muito inteligente e obediente.

Pode ser bastante sociável com outros cães e outros animais, mas pode ficar desconfiado diante de estranhos. Ele se dá bem em grandes famílias com crianças e costuma se apegar bastante aos donos, por isso, nunca o deixe sozinho por muito tempo. Leve-o para passear e faça muitas brincadeiras com ele, pois se o Pastor Belga ficar parado demais, começa a ficar nervoso. A escovação diária dos pêlos é recomendada.

9. Bobtail

bobtail

Foto por Gerrit de Boorder

Tem também o Bobtail ou Old English Sheepdog, o cão “chiclete”, que além de ser peludão e atingir até 100 kg de peso, demanda muito carinho e atenção de seu dono. Esse aqui, com toda a certeza, precisa de muito espaço. É bem dócil e tem temperamento estável. Não é agressivo, a não ser que seja provocado.

É também chamado de “cachorro-babá” por ter um instinto protetor bastante desenvolvido, principalmente em relação à crianças. Precisa de muita atividade física e deve ter os pêlos escovados sempre. Atenção redobrada deve ser tomada com os pêlos na região dos olhos e orelhas para que se evite infecções.

10. Malamute do Alasca

malamute do alasca

Foto por brando.n

Outro cão muito enérgico é o Malamute do Alasca. Apesar de ser grande e aparentar ser um lobo, ele só assusta mesmo é pelo tamanho (podendo atingir até 65 cm de altura aproximadamente), pois de resto é muito dócil, amigável e brincalhão. Como são cães que aguentam puxar trenós por quilômetros e quilômetros, fica claro que esta raça necessita de um grande espaço disponível para que possa gastar toda a sua energia.

Além disso precisam brincar bastante e, se tiverem terra por perto, melhor ainda, pois eles adoram cavar. Por ser proveniente de um lugar muito frio, o Malamute é extremamente sensível ao calor. A grande vantagem do Malamute é que ele tem o mesmo hábito dos gatos de se banhar, por isso, você não precisa se preocupar muito com o banho desse cachorro.

E aí, gostou de algum? Todos são incríveis, não são? Sejam pequenos ou grandes, mais reservados ou extrovertidos, todos eles são muito adoráveis. É claro que uma raça de cachorro peludo podem dar um pouco mais de trabalho do que as de pêlo curto, mas por que não dar uma chance para alguma dessas que vimos até aqui? Com certeza, cachorros de todas elas têm muito amor e carinho para dar.